atenção, congressistas
PRAZO DE ENVIO DO TEXTO COMPLETO PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS
Para quem não enviou ou deseja realizar alterações no texto enviado, estaremos recebendo até o dia 16/08/2021 às 23:59 no e-mail comunicacaocbpn@gmail.com os textos completos para publicação nos anais do VIII Congresso Baiano de Pesquisadorxs Negrxs.
Façam download das regras de submissão clicando no ícone abaixo
sejam todxs bem vindxs
A Associação de Pesquisadorxs Negrxs da Bahia – APNB e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB Campus dos Malês/Ba têm a honra de convidar todxs xs pesquisadorxs negrxs, profissionais da educação básica, estudantes da graduação e pós-graduação, ativistas dos Movimentos Sociais Negros, do Movimento de Mulheres Negras, da comunidade LGBTQIA+ e de outros movimentos sociais e populares e a comunidade em geral para o VIII – Congresso Baiano de Pesquisadorxs Negrxs, que será realizado em ambiente virtual, nos dias 12, 13, 14 e 15 de julho de 2021.
Com o tema Áfricas e Diásporas: (re) existências decoloniais e interseccionais no enfrentamento ao racismo estrutural, o VIII CBPN pretende discutir, a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, a importância da África e da Diáspora nas epistemologias contemporâneas. Acreditamos que a experiência histórica e social dxs africanxs e dxs afro-brasileirxs da diáspora são chaves de interpretações para a produção de reflexões sobre as complexidades do conhecimento, na medida em que o reconhecimento científico e político da multiplicidade de experiências, de saberes locais, pode proporcionar avanços para a desconstrução do racismo estrutural. Tendo em vista a atual conjuntura de crise sanitária, faz-se necessário, nesse momento, refletir sobre os impactos das pesquisas científicas na produção de saberes e como estas colaboram com outros modos de vida das populações africanas e afro-diaspóricas. Além disso, é igualmente importante estar atento como as sociedades atuais têm enfrentado o racismo estrutural que relega à população negra o distanciamento de políticas públicas.
O Congresso conta também com a cooperação e colaboração das universidades do estado da Bahia: Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, Universidade Federal da Bahia – UFBA, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, Universidade do Sudoeste da Bahia – UESB.